Em reportagem do Jornal Hoje de 15 de junho de 2009, intitulada Profissões de futuro no mercado de trabalho brasileiro, a Engenharia Agrícola é citada.
Logo
Focada na perspectiva do comportamento do mercado de trabalho, a reportagem cita a Engenharia Agrícola como uma das profissões de futuro diante da possibilidade de trabalho principalmente na área de energia, sendo destaque os biocombustíveis e o gás natural, onde o Brasil pode ser um protagonista no cenário mundial.
O horizonte de futuro traçado na reportagem é para cinco anos e considera um olhar para o mundo de hoje, sendo possível antecipar tendências.
Além do exposto, a característica de conhecimento em ciências ambientais, traz ainda outro diferencial para esse profissional, quando da possibilidade do desenvolver tarefas associando desenvolvimento econômico com preservação e conservação do meio ambiente.