O USO DA METODOLOGIA ATIVA DICUMBA NA CONSTRUÇÃO DO CONCEITO CIENTÍFICO DE CÉLULA

Palavras-chave: Alunos, Célula, Dicumba, Pesquisa, Protagonistas

Resumo

O estudo em questão aborda a aplicação da metodologia DICUMBA - Desenvolvimento Cognitivo Universal-Bilateral da Aprendizagem - nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, com o objetivo de investigar a capacidade dos alunos do 5º ano em construir o conceito científico de "Célula" através dos movimentos dialógicos de pesquisa dessa metodologia. A pesquisa foi conduzida com 25 alunos de uma escola municipal no estado do Pará, utilizando uma abordagem metodológica qualitativa, com procedimento participativo. Para a coleta de dados, foram empregadas observação e análise dos materiais produzidos pelos alunos ao longo de seis etapas do processo. A interpretação e a sistematização dos dados foram realizadas por meio de uma análise descritiva-analítica, que possibilitou inferir que a utilização da DICUMBA para a construção do conceito científico de célula foi eficaz. Os alunos assumiram o papel de protagonistas no processo, engajando-se na pesquisa, na elaboração de desenhos, na produção e interpretação de textos. Nesse contexto, a DICUMBA proporcionou aos alunos do 5º ano a construção do conceito de célula a partir de um tema de interesse, evidenciando sua eficácia no processo de ensino-aprendizagem.

Biografia do Autor

Arilson Silva da Silva, Universidade Federal do Paraná

Doutorando em Educação em Ciências e em Matemática (UFPR), Mestre em Educação em Ciências e em Matemática, pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) (2022). Graduado em Licenciatura Plena em Ciências Naturais com Habilitação em Química, pela Universidade do Estado do Pará (UEPA) (2019). Graduado em Licenciatura Plena em Pedagogia, pela Cruzeiro do Sul (2021). Especialista em Currículo e Prática Docente nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) (2023). Especialista em Educação Especial Inclusiva pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2019). Especialista em Metodologia de Ensino de Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2020). Professor efetivo na Secretaria Municipal de Educação de Salvaterra. Tem experiência na área de Química, Formação de Professores, Ensino de Química, Educação Inclusiva, Ensino de Ciências Biológicas, Práticas Pedagógicas, Anos Iniciais.

Everton Bedin, UFPR

Graduado em Química Licenciatura Plena pela Universidade de Passo Fundo - UPF (2009). Especialista em Tecnologia de Informação e Comunicação na Educação - TICEDU - pela Universidade Federal de Rio Grande - FURG (2014), Gestão Educacional pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2018). Mestre em Educação em Química pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU (2012). Doutor e Pós-Doutor em Educação em Ciências: química da vida e saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2015). Atualmente é professor permanente no Departamento de Química da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e nos Programas de Pós-graduação em Educação em Ciências e em Matemática (PPGECM), onde atuou como Vice-Coordenador (01/2022 - 08/2023) e Coordenador (09/2023 - 01/2026), e no Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (PROFQUI). Possui experiência na área de Química com ênfase em Química, trabalhando, principalmente, nos temas: formação docente, ensino-aprendizagem, TDIC, interdisciplinaridade e metodologias de ensino.

Publicado
2025-12-16