O USO DA METODOLOGIA ATIVA DICUMBA NA CONSTRUÇÃO DO CONCEITO CIENTÍFICO DE CÉLULA
Resumo
O estudo em questão aborda a aplicação da metodologia DICUMBA - Desenvolvimento Cognitivo Universal-Bilateral da Aprendizagem - nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, com o objetivo de investigar a capacidade dos alunos do 5º ano em construir o conceito científico de "Célula" através dos movimentos dialógicos de pesquisa dessa metodologia. A pesquisa foi conduzida com 25 alunos de uma escola municipal no estado do Pará, utilizando uma abordagem metodológica qualitativa, com procedimento participativo. Para a coleta de dados, foram empregadas observação e análise dos materiais produzidos pelos alunos ao longo de seis etapas do processo. A interpretação e a sistematização dos dados foram realizadas por meio de uma análise descritiva-analítica, que possibilitou inferir que a utilização da DICUMBA para a construção do conceito científico de célula foi eficaz. Os alunos assumiram o papel de protagonistas no processo, engajando-se na pesquisa, na elaboração de desenhos, na produção e interpretação de textos. Nesse contexto, a DICUMBA proporcionou aos alunos do 5º ano a construção do conceito de célula a partir de um tema de interesse, evidenciando sua eficácia no processo de ensino-aprendizagem.
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