A COMPLEXIDADE DO PENSAMENTO CIENTÍFICO CONTEMPORÂNEO E SUA SINGULARIDADE REINVENTIVA

  • Ozaias Antonio Batista Instituição de ensino superior em Mossoró
  • Tarcísio Bezerra de Lima Júnior Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Karlla Christine Araújo Souza Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Palavras-chave: Pensamento científico moderno, Complexidade, Crítica à Racionalidade, Mentalidade reinventiva

Resumo

O presente trabalho problematiza, de forma ensaísta (Benjamin, 1986; Meneghetti, 2011), a construção do pensamento científico moderno, adotando um referencial teórico-metodológico interdisciplinar que dialoga com obras da filosofia, pedagogia, antropologia, sociologia. Assim, tal problematização se dá por meio da forma e do conteúdo que compõe o presente texto, pois o mesmo foge do formato hegemonicamente adotado pelos artigos científicos, apresentando os aspectos metodológicos de uma escrita ensaísta, aproximando conceitos e ideias de distintos campos disciplinares para colocar em xeque a posição de superioridade historicamente ocupada pela ciência moderna ante aos outros saberes (como os conhecimentos populares, mitológicos, da cultura tradicional), igualmente evidenciando argumentos que explicitam os limites e possibilidades intrínsecos ao conhecimento científico moderno. Com essas reflexões, novas concepções de ciência e prática científica vão emergindo, aproximando-a da condição humana – sendo esta uma característica intrínseca do sujeito da ciência em sua prática científica. A crítica a demasiada importância dada a ciência mercantilizada, permissiva e uberizada é posta em voga através de contrapontos de pensadores representativos de grupos étnicos invisibilizados em nossa sociedade contemporânea como Antônio Bispo e Ailton Krenak. O artigo traz a importância de fomentar-se um pensamento livre, autocrítico e reflexivo, contudo includente e democrático, ético e exequível.

Biografia do Autor

Ozaias Antonio Batista, Instituição de ensino superior em Mossoró

Professor, Pesquisador e Extensionista na área da Sociologia/Ciências Sociais vinculado ao Departamento de Ciências Humanas da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) e ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais e Humanas (PPGCISH/UERN). Doutor em Ciências Sociais (UFRN). Mestre e Licenciado em Ciências Sociais (UFRN). Membro do Grupo de Pesquisa do Pensamento Complexo (GECOM/UERN). Coordena de forma colegiada o Programa de Extensão Cultura, Educação e Ruralidades (UFERSA). Membro do Comitê Gestor da Educação do Campo (COGEC) e da Comissão Estadual de Acompanhamento à Política de Educação Escolar Quilombola (COEAPEEQ) - estes últimos vinculados à Secretaria de Educação do RN.

Tarcísio Bezerra de Lima Júnior, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutorando em Ciências Sociais - Linha de pesquisa Complexidade, Cultura e Pensamento Social - PPGCS/CCLHA-/UFRN) . MESTRE em História Espaços (UFRN/2020), Historiador (UFRN/2020). Pedagogo (UFRN/2023) - Possui graduação também em Administração - com ênfase em Marketing pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (2007).

Karlla Christine Araújo Souza, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Paraíba com habilitação em Antropologia (2004), Mestrado em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba PPGS/UFPB (2006) e Doutorado em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba PPGS/UFPB(2010) e Pós-doutorado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2019). Atualmente é professora adjunta IV da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN, e docente permanente do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais e Humanas PPGCISH/UERN onde exerce a função de coordenadora.

 

Publicado
2025-12-16