RESSIGNIFICANDO O EMPREENDEDORISMO FEMININO DE BRASILEIRAS NA ALEMANHA À LUZ DE MARTIN-BARBERO

  • Anna Paula Soares Lemos UNIGRANRIO
  • Victoria Barboza de Castro Cunha UTFPR
  • Roberto Pessoa de Queiroz Falcão UNIGRANRIO
  • Eduardo Picanço Cruz Universidade Federal Fluminense
Palavras-chave: Alemanha, Brasil, Empreendedorismo feminino imigrante, Netnografia, Survey

Resumo

O presente artigo estabelece diálogo entre a história de vida de seis imigrantes brasileiras que saíram de contextos economicamente desfavorecidos e suas trajetórias empresariais na Alemanha. Os relatos foram coletados por meio de entrevistas em profundidade conduzidas remotamente pelo Google Meet e triangulados com dados extraídos de um questionário aplicado a 652 imigrantes brasileiros, participantes de grupos de Facebook das comunidades de expatriados na Alemanha, analisados com base na estatística descritiva. Os dados de natureza qualitativa foram analisados segundo o protocolo de Gioia, Corley e Hamilton (2013), à luz da teoria de meios e mediações de Martín-Barbero (1977). A grande discussão trazida por nossa análise remonta à centralidade incontestável que os meios tradicionais detêm ainda hoje na distribuição desproporcional de serviços voltados à educação ou à saúde em países subdesenvolvidos, o que implica em necessidades básicas insatisfeitas que reafirmam as trajetórias relatadas no eixo diacrônico, no qual o crescimento da desigualdade atomiza a sociedade, deteriorando os dispositivos de comunicação interna para alcançar uma coesão política e cultural no que vem de fora, isto é, no que vem do estrangeiro. Este trabalho contribui para melhor informar a construção de políticas públicas e culturais que façam frente aos efeitos dessocializadores do neoliberalismo, os quais impõem lógicas de mercado no processo de socialização entre membros de uma mesma comunidade étnica, porquanto passam a se ver como concorrentes, ao invés de fortalecerem suas mediações e as competências advindas destas na construção econômica e política da região de destino migratório.

Biografia do Autor

Anna Paula Soares Lemos, UNIGRANRIO

Doutora e Mestre em Literatura Comparada na Faculdade de Letras - UFRJ. Atualmente é Professora Adjunta do Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Culturas e Artes, PPGHCA/UNIGRANRIO. Ministra principalmente a disciplina Pensamento Social Brasileiro no Campo Interdisciplinar. É JCNE - Faperj (Edital E_19/2022 - PROGRAMA JOVEM CIENTISTA DO NOSSO ESTADO - 2023) com a pesquisa "SALA DE ENSAIO: A PRODUÇÃO TEATRAL BRASILEIRA EM TEMPOS DE ISOLAMENTO SOCIAL". Graduada em Comunicação Social, foi Produtora de Reportagem na Central Globo de Jornalismo - TV Globo, no Canal Futura, GloboNews e Sistema Globo de Rádio. Defendeu no Mestrado a dissertação "Ariano Suassuna, o palhaço-professor" publicada pela Editora Multifoco.

Victoria Barboza de Castro Cunha, UTFPR

Bolsista TT3 Fapesp/FGV EAESP. Tradutora independente desde 2020 e revisora textual certificada pelo IFSC desde 2021. Possui experiência em Tradução e Revisão de Textos acadêmico-científicos, principalmente nas grandes áreas de Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas, e Linguística, Letras e Artes. Mestra em Administração (UTFPR 2023), Especialista em Tradução de Inglês (UNESA 2022) e Bacharela em Administração (UNESA 2019). Membra da Associação Brasileira de Estudos Irlandeses (ABEI) desde 2021, da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD) desde 2022 e da European Academy of Management (EURAM) desde 2023.

Roberto Pessoa de Queiroz Falcão, UNIGRANRIO

Posição atual e histórico: Professor de Mestrado em Administração (PPGA-Unigranrio). Doutor em Administração - IAG PUC (2018), Mestre - MSc em Gestão Empresarial pela FGV - EBAPE Rio (2014). Pesquisador de estratégia e empreendedorismo imigrante (UNIGRANRIO e UFF) e colaborador do Laboratório de Inovação Tecnológica, Organizacional e em Serviços - LabrInTOS/COPPE, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Responsável pelo grupo de pesquisa CNPQ - Empreendedorismo da Diáspora Brasileira. Membro da Equipe do GEM -Global Entrpreneurship Monitor Brasil. Colaborador de grupos de pesquisa da Southern Denmark University (SDU) e da University of Western Australia (UWA). Pós Graduado em Marketing pela ESPM (1998), Graduado em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Viçosa - MG (1992).

Eduardo Picanço Cruz, Universidade Federal Fluminense

Professor titular da UFF, Doutor em Engenharia Química - Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007), Mestre em Engenharia de Produção - Universidade Federal Fluminense (2002), Especialista em Contabilidade e Auditoria - Universidade Federal Fluminense (2001), Pós-graduado em Administração financeira pela Fundação Getúlio Vargas (2000) e Graduado em Administração - Universidade Federal Fluminense (1998). Atualmente é professor Titular do Departamento de Empreendedorismo e Gestão - STE da Universidade Federal Fluminense, responsável pelas disciplinas de Matemática Financeira, Avaliação de Investimentos e Internacionalização de Negócios. Tem livros publicados na área de processo decisório (Editora Intersaberes), Gestão Financeira (Eduff) e Matemática financeira (CEDERJ).O professor é o Coordenador do projeto de pesquisa de Empreendedorismo de Imigrantes vinculado ao Departamento de Empreendedorismo e Gestão da UFF e líder de um grupo de pesquisas no CNPq com o mesmo nome. Também é coordenador do Curso de MBA Executivo em Gestão Empreendedora da UFF e professor permanente do Programa de Mestrado Profissional em Enfermagem Assistencial (MPEA) da UFF. Atua principalmente nas seguintes áreas: empreendedorismo de imigrantes, teoria da decisão, marketing, planejamento estratégico e finanças.

Publicado
2025-12-16