RESSIGNIFICANDO O EMPREENDEDORISMO FEMININO DE BRASILEIRAS NA ALEMANHA À LUZ DE MARTIN-BARBERO
Resumo
O presente artigo estabelece diálogo entre a história de vida de seis imigrantes brasileiras que saíram de contextos economicamente desfavorecidos e suas trajetórias empresariais na Alemanha. Os relatos foram coletados por meio de entrevistas em profundidade conduzidas remotamente pelo Google Meet e triangulados com dados extraídos de um questionário aplicado a 652 imigrantes brasileiros, participantes de grupos de Facebook das comunidades de expatriados na Alemanha, analisados com base na estatística descritiva. Os dados de natureza qualitativa foram analisados segundo o protocolo de Gioia, Corley e Hamilton (2013), à luz da teoria de meios e mediações de Martín-Barbero (1977). A grande discussão trazida por nossa análise remonta à centralidade incontestável que os meios tradicionais detêm ainda hoje na distribuição desproporcional de serviços voltados à educação ou à saúde em países subdesenvolvidos, o que implica em necessidades básicas insatisfeitas que reafirmam as trajetórias relatadas no eixo diacrônico, no qual o crescimento da desigualdade atomiza a sociedade, deteriorando os dispositivos de comunicação interna para alcançar uma coesão política e cultural no que vem de fora, isto é, no que vem do estrangeiro. Este trabalho contribui para melhor informar a construção de políticas públicas e culturais que façam frente aos efeitos dessocializadores do neoliberalismo, os quais impõem lógicas de mercado no processo de socialização entre membros de uma mesma comunidade étnica, porquanto passam a se ver como concorrentes, ao invés de fortalecerem suas mediações e as competências advindas destas na construção econômica e política da região de destino migratório.
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