AFRORREFERENCIAR O CURRÍCULO E (RE)VIVER A INFÂNCIA
DIREITOS E DESAFIOS DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
Resumo
Este ensaio teórico coloca em diálogo estudos da infância e da educação das relações étnico-raciais. A defesa de uma perspectiva teórica afrorreferenciada reivindica atenção a um referencial curricular pouco explorado, que dignifica heranças histórico-culturais de matriz africana e faz frente a fundamentos eurocêntricos e adultocêntricos. A discussão das relações étnico-raciais no campo curricular destaca o direito das crianças a acessar uma educação de caminhos educativos pluriversos. O referencial teórico revisita o sentido de infância e é colocado em diálogo com normativas obrigatórias que orientam o planejamento curricular de escolas e sistemas de ensino no Brasil. A argumentação central propõe problematizações epistemológicas e éticas sobre a perspectiva eurocêntrica que pauta o conceito de infância e o referencial teórico das pedagogias escolares. Ao final, defende-se uma proposta curricular que reescreva os sentidos da infância inspirada por referencial teórico afrocentrado.
.png)
.png)