AFRORREFERENCIAR O CURRÍCULO E (RE)VIVER A INFÂNCIA

DIREITOS E DESAFIOS DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

  • Mariana Martha Cerqueira Silva Universidade Federal de São Carlos
Palavras-chave: Infância, Educação das relações étnico-raciais, Afrocentricidade, Currículo

Resumo

Este ensaio teórico coloca em diálogo estudos da infância e da educação das relações étnico-raciais. A defesa de uma perspectiva teórica afrorreferenciada reivindica atenção a um referencial curricular pouco explorado, que dignifica heranças histórico-culturais de matriz africana e faz frente a fundamentos eurocêntricos e adultocêntricos. A discussão das relações étnico-raciais no campo curricular destaca o direito das crianças a acessar uma educação de caminhos educativos pluriversos. O referencial teórico revisita o sentido de infância e é colocado em diálogo com normativas obrigatórias que orientam o planejamento curricular de escolas e sistemas de ensino no Brasil. A argumentação central propõe problematizações epistemológicas e éticas sobre a perspectiva eurocêntrica que pauta o conceito de infância e o referencial teórico das pedagogias escolares. Ao final, defende-se uma proposta curricular que reescreva os sentidos da infância inspirada por referencial teórico afrocentrado.

Biografia do Autor

Mariana Martha Cerqueira Silva, Universidade Federal de São Carlos

É Professora Substituta do Departamento de Ciências Humanas e Educação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), campus Sorocaba. Graduada em Pedagogia (2006) pela Universidade de São Paulo (USP), mestre (2014) e doutora (2021) em Educação pela UFSCar. Desenvolveu estágio doutoral no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, em Portugal.

Publicado
2025-12-16