MERCADOS AGROALIMENTARES ALTERNATIVOS

ESTRATÉGIA DE INCLUSÃO PRODUTIVA DOS AGRICULTORES FAMILIARES

  • Diego Neves de Sousa Embrapa Pesca e Aquicultura
  • Palloma Rosa Ferreira Universidade Federal do Tocantins
Palavras-chave: Sistemas agroalimentares, Valores territoriais, Agricultura familiar, Diversificação, Comércio justo

Resumo

As transformações ocorridas na dinâmica recente dos "novos mercados" têm uma lógica pautada no estreitamento das relações sociais. Isto permite com que as redes agroalimentares alternativas surgem como opção viável de inclusão aos agricultores familiares frente ao mercado convencional que segue a uma lógica capitalista. Por meio de uma revisão de literatura, este artigo propõe analisar a inserção dos agricultores familiares nas transformações ocorridas nos mercados agroalimentares e compreender a dinâmica de quais mercados têm maior potencial de inclusão produtiva deste público. Entre os resultados, postula-se que os mercados que têm maior potencialidade são aqueles que permitem a devida reprodução dos modos de vida dos agricultores familiares, bem como a comercialização equitativa de seus peculiares produtos no sistema agroalimentar. Observou-se, ainda, que há um processo de convencionalização comercial dos produtos da agricultura familiar que estão sendo usurpados pelos mercados dominantes dada as suas qualidades peculiares.

Biografia do Autor

Diego Neves de Sousa, Embrapa Pesca e Aquicultura

Doutor em Desenvolvimento Rural, Bolsista de Produtividade Desenvolvimento Tecnológicoe Extensão Inovadora do CNPq, Nível 2. Analista da Embrapa Pesca e Aquicultura.

Palloma Rosa Ferreira, Universidade Federal do Tocantins

Pós-doutoranda em Desenvolvimento Regional (UFT).

Publicado
2025-12-16