ANÁLISE DA DINÂMICA SOCIOESPACIAL DAS ÁREAS GASTRONÔMICAS E HOTELEIRAS EM PALMAS-TO NOS TERMOS DO ZONEAMENTO URBANO VIGENTE

  • Marcos Júlio Vieira dos Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins
  • Camila Araújo Lanna Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins
  • Izabela Jéssica Lopes de Alexandria Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins
  • Janaina Maria Andrade Aires Fonseca Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins
Palavras-chave: Cidade, Zoneamento, Hotelaria, Gastronomia, Turismo

Resumo

Considerando a importância do ordenamento urbano e sua influência sobre a oferta dos serviços dessa natureza, esse estudo teve como objetivo analisar a distribuição dos empreendimentos gastronômicos associadas à Associação Brasileira de Bares e Restaurantes – Seccional Tocantins (ABRASEL-TO), e empresários hoteleiros em Palmas no período de 2025, analisando sua conformidade com a Lei Complementar nº 321/2015, que regula o uso e a ocupação do solo na cidade. A pesquisa buscou compreender como esses estabelecimentos se posicionam no espaço urbano e quais fatores influenciam sua localização, considerando o planejamento original do tecido urbano e a sua dinâmica atual de expansão. Para isso, foi utilizada uma abordagem metodológica que envolve levantamento de dados e análise comparativa entre a distribuição real e as diretrizes da legislação vigente. Como parte dos resultados alcançados destaca-se que entre os empresários do setor gastronômico a maioria afirmou desconhecer o zoneamento urbano da capital tocantinense; ao contrato dos empreendimentos hoteleiros em que a maioria dos entrevistados reconhecem a influência dessas regras na escolha de seus estabelecimentos.

Biografia do Autor

Marcos Júlio Vieira dos Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins

Bacharel em direito pela Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS) e mestre em direito pela Universidade de Brasília (UnB). Professor de ensino, básico, técnico e tecnológico substituto no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO) entre os anos de 2023 e 2025.

Camila Araújo Lanna, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins

Graduada pelo Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO), campus Palmas. Atua como Executiva na Associação Brasileira de Bares e Restaurantes – Seccional Tocantins (ABRASEL).

Izabela Jéssica Lopes de Alexandria, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins

Graduada pelo Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO), campus Palmas. Atua no setor administrativo da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes – Seccional Tocantins (ABRASEL).

Janaina Maria Andrade Aires Fonseca, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins

Possui graduação em Administração em Turismo pela Universidade Católica de Goiás. Mestrado em Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal do Tocantins - UFT e Doutorado em Engenharia de Produção na Unisinos-RS. É Professora da Área de Turismo, Hospitalidade e Lazer do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins Campus Palmas.

Publicado
2025-12-16